• Inicial
  • /
  • Notícias
  • /
  • Produções artísticas ganham vida com o financiamento coletivo pela internet

Produções artísticas ganham vida com o financiamento coletivo pela internet

2016-07-20

Nos mercados criativos que envolvem toda e qualquer forma de expressão artística como a música, a literatura ou o cinema, os velhos investidores normalmente enfrentam altos custos para produção de conteúdos artísticos originais.

É um mercado que sempre ferveu em criatividade, e ao mesmo tempo atualmente é arriscado de se investir. Só um pequeno número de artistas talentosos e sortudos começam a ser apoiados através do processo padrão de produção.

Como produções artísticas criativas de grande potencial podem encontrar seu espaço junto a seu público-alvo sem o apoio de grandes investidores?

O crowdfunding hoje representa uma alternativa bastante interessante para os artistas serem financiados pela própria demanda. Essa forma de financiamento coletivo está revolucionando o mercado.

Basicamente, se realiza uma campanha de angariação de fundos em uma plataforma on-line, como a Ekoletivo, por exemplo, e as pessoas, normalmente chamadas de apoiadores, podem apoiar financeiramente o projeto.

Esses apoiadores, geralmente, começam a ser recompensados por seu apoio por uma recompensa física, simbólica ou mesmo uma pré-encomenda exclusiva daquele projeto artístico. 

Paradoxalmente, em um momento em que os consumidores estão menos propensos para pagar por bens culturais (como a música em formato físico por exemplo) as pessoas de fato estão mais dispostas a assumir financeiramente as mais diversas produções artísticas. É um público seleto e ao mesmo tempo engajado.

RESULTADOS POSITIVOS

O financiamento coletivo para projetos artísticos pode ser também um tema bem estimulante para a nossa economia, uma vez que põe em jogo um sistema híbrido de doação e compra, mas que surpreendentemente tem apresentado resultados promissores para todos.

Temos como um bom exemplo internacional, que é o projeto Opera Nights que se tornou viável através do Sponsume. Existem diversos outros projetos de sucesso aqui no Brasil, com exemplos que vão desde exposições fotográficas, peças de teatro e lançamentos de CDs.

Mais especificamente, no caso de um típico crowdfunding baseado em recompensas, o artísta e seu público alvo podem se envolver em mais de um processo mercantil, mas com uma interação social bem real por se tratar de um apoiador extremamente interessado no projeto.

Além da satisfação trazida pelas recompensas tangíveis e simbólicas, os apoiadores lucram com benefícios para a sua própria comunidade de fãs, como parte integrante de valores devidamente compartilhados ao tomar parte em um projeto que eles estimam e amam.

Você tem um sonho e ao mesmo tempo deseja se expressar artísticamente? Aproveite as vantagens da nossa plataforma exclusiva e faça como outros financiamentos coletivos pela internet, leve cultura e arte para quem deseja ansiosamente consumir essa forma de entretenimento.

Saiba das novidades do mundo do financiamento coletivo e patrocínio.

© 2017 Ekoletivo. Desenvolvido por WEBi